Como as franquias garantem receitas mesmo de portas fechadas
13/05/2021
Apesar da pandemia, o setor de franchising conseguiu manter a curva de recuperação e terminou o 4° trimestre de 2020 com faturamento ligeiramente menor (1,8%) do que em igual período de 2019. Os dados são do último balanço trimestral divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
","format":"html"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Parte do resultado se deve ao esforço das redes de franquia: mais do que renegociar com fornecedores ou revisar contratos de aluguel, algumas envolveram franqueados nas vendas on-line e adotaram estratégias omnichannel para garantir receitas em tempos de endurecimento das medidas restritivas.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Live commerces, apps interligados entre lojas e estoque, transformação de unidades franqueadas em pontos de retirada, e até a estratégia criativa de criar uma espécie de 'streaming' de serviços de estética e beleza foram algumas das táticas adotadas no isolamento social que agora estão incorporadas ao dia a dia das redes.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Mas, para as estratégias vingarem, envolver toda a rede foi fundamental. De um lado, os franqueados, que passaram a enxergar os canais virtuais como pilares para manter receitas quando as lojas estavam fechadas.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Do outro, as franqueadoras, que entenderam que esses franqueados precisam ser incluídos, participando ativamente das vendas digitais para garantir o faturamento da rede como um todo. Essa rápida adaptação ao varejo virtual impulsionou - e garantiu - a sobrevivência principalmente dos pequenos e médios franqueados.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Além de fomentar as vendas para a carteira de clientes, essas redes passaram a incentivar as unidades franqueadas a treinarem funcionários para vender pelo whatsapp com apoio de apps. E assim, resolveram dois problemas de uma vez só: asseguraram receitas, além de reduzirem prazos de entrega em todo o Brasil.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Esse mundo digital não existia quando muitos franqueados entraram nas redes, afirma Américo José, especialistas em franquias da consultoria Cherto. Por isso, o apoio das redes foi fundamental, reforça.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"\"Quando falamos em omnichannel, falamos em loja conectada com o consumidor. Então é preciso pensar como prepará-la para esse mudo digital\", explica. \"Sozinho, o franqueado não consegue pensar nisso tudo, daí a importância de educá-los para usar as redes a seu favor, e transformar vendedores em influenciadores.\"
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"A seguir, confira um pouco mais das estratégias de marcas como Hope, Grupo Uni.co e Mais Top Estética que não só garantiram o faturamento da rede como um todo, mas ajudaram seus franqueados, com atuação local, a competirem com gigantes do varejo e imensas estruturas dedicadas ao e-commerce.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"APP INTERLIGADO À LOJA FÍSICA + LIVE COMMERCE
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Considerada uma das maiores marcas de roupas íntimas do país, a Hope lançou um aplicativo de vendas em 2020 para dar suporte aos mais de 200 franqueados quando as lojas físicas precisaram permanecer fechadas.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Nas compras realizadas por meio do app, interligado aos estoques das unidades físicas, os produtos são enviados aos compradores a partir das lojas franqueadas. Segundo Elton Deretti, diretor comercial do Grupo Hope, em maio, junho e julho de 2020, o aplicativo foi a principal fonte de receita dos franqueados.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Lançado em abril de 2020, logo ele alcançou 20 mil clientes cadastrados que costumam fazer compras recorrentes.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Mesmo com variação em decorrência da abertura ou não de lojas, em alguns meses, o app chegou a representar quase 75% das vendas da rede de franquias, segundo Deretti.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Mas em um ambiente normal, ele chega a representar até 2% da receita gerada nas lojas. \"Ele foi totalmente concebido para apoiar os franqueados em um momento delicado em que a digitalização das operações era crucial, e ficamos felizes ao ver que eles se adaptaram de maneira rápida e consistente.\"
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Outra tática da marca é realizar live commerces (transmissões via streaming com objetivo de alavancar vendas), com oferta de cashback para compras nas semanas seguintes nas unidades franqueadas, lembra.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"No e-commerce desde 2006, em janeiro último a Hope iniciou a integração entre e-commerce e as lojas físicas. Na pandemia, o digital cresceu 320% em relação ao ano anterior, e hoje representa 30% das vendas.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"\"Nos próximos dias, finalizaremos a implantação do omnichannel para toda a rede de lojas - o que vai impulsionar ainda mais nosso crescimento no digital\", afirma Deretti.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"ENTREGA EM 24 HORAS EM TODOS OS ESTADOS
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Detentor das marcas Imaginarium, Puket, Mind e Love Brands, o Grupo Único.co apostou no desenvolvimento e aprimoramento da integração de e-commerce e centros de distribuição com as unidades franqueadas.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Hoje, a empresa consegue oferecer entrega em 24 horas após a solicitação em praticamente todos os estados. Os prazos de entrega nas regiões Norte e Nordeste foram reduzidos em sete dias, com uma diminuição no custo de envio de até 40%, explica Simone Sancho, diretora digital do Grupo Uni.co.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Uma das medidas foi a utilização da rede física para envio das mercadorias vendidas on-line. “A forma mais rápida de entrega de um produto é saindo de uma de nossas 450 lojas\", explica.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"A ideia era o desenvolvimento de uma plataforma que garantisse a melhor experiência de compra ao consumidor, e trouxesse receita aos franqueados. “Não queríamos ser apenas mais uma loja virtual”, diz.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Decidiram, então, disponibilizar as informações de estoque para garantir que o consumidor pudesse comprar on-line e buscar o produto na loja mais próxima.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Mas o maior desafio, segundo Simone, foi demonstrar aos franqueados que o modelo seria vantajoso para todos os envolvidos. “O ponto físico passou a ser o principal no nosso modelo. Queríamos que o franqueado visse vantagem nisso, e conseguimos.”
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Ao ser perguntada sobre o que mudou nessa integração, tanto entre os canais, os franqueados e os centros de distribuição com a recente aquisição do grupo pela Americanas, Simone diz que nada mudou.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Ela lembra que efetivação da transação está sujeita à aprovação prévia da autoridade antitruste (CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica), e à eventuais autorizações societárias.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"\"Mas após a efetivação da transação, esperamos oferecer novos serviços e com mais qualidade aos nossos clientes e franqueados - como uma entrega mais rápida, por exemplo.\"
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"'NETFLIX DA BELEZA'
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"A ideia de garantir um fluxo de receitas independente de novas vendas, assim como em serviços e produtos como assinaturas de revistas, planos de telefone, TV a cabo ou plataformas de streaming (como Netflix), mais um tanto de criatividade estratégica, levaram a Mais Top Estética a não sentir os efeitos da crise em 2020.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Para garantir as receitas, a rede especializada em tratamentos de beleza, saúde e bem estar criou um pacote de sessões de tratamento estético baseado nesta premissa.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Assim como os assinantes de TV por streaming pagam um preço fixo para acessar os conteúdos durante todo o mês, com um valor de R$ 290 mensais os clientes da Mais Top têm direito a realizar até três tratamentos ao mesmo tempo nas unidades da rede, segundo o CEO Caio Rodrigues.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"“Os tratamentos duram no mínimo três meses. Uma depilação masculina completa precisa de pelo menos 10 sessões”, explica. “Assim, cerca 95% do faturamento veio dessa ideia de 'Netflix da beleza.”
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Com a estratégia, alinhada a uma forte presença digital nas redes sociais, 91,4% das unidades encerraram 2020 com lucro, e só 8,6% precisaram utilizar 20% do capital de giro solicitado para os respectivos modelos de negócio. \"Nenhuma franquia foi fechada por performance inferior ao projetado\", conta.
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"A Mais Top fechou 2020 com faturamento de R$ 12 milhões, e 195 franquias, sendo 46 em operação, e 149 em implantação. Para 2021, a rede projeta multiplicar por 10 vezes o faturamento de 2020, chegando a uma receita de R$ 120 milhões, com 674 unidades vendidas e 432 em funcionamento até dezembro.
"}},{"type":"text","data":{"text":"Autor(a): Karina Lignelli
","format":"html"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"Fonte: Diário do Comércio
"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":""}}]}Compartilhe: