Sebrae disponibiliza amplo conjunto de soluções setoriais na forma de Protocolos de Procedimento

30/06/2020

Melles aborda o trabalho do Sebrae na criação de um amplo conjunto de soluções setoriais na forma de Protocolos de Procedimento

Após mais de dois meses do início das medidas de isolamento social determinadas pelas autoridades de saúde para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus; autoridades, empresários, entidades de classe e a sociedade civil começam a debater a retomada das atividades econômicas no país. Aos poucos, alguns setores recebem autorização para reabrir estabelecimentos que estiveram fechados ao longo desse período e voltar a atender ao público. Para isso, é fundamental disseminar referências de procedimentos amparados pela ciência e por práticas exitosas, nacionais e internacionais, com experiências bem-sucedidas na mitigação do contágio e na retomada das atividades econômicas e sociais.

Neste contexto, o Sebrae construiu um amplo conjunto de soluções setoriais na forma de Protocolos de Procedimento. O propósito da iniciativa é oferecer a gestores públicos, empresários, colaboradores, consultores e comunidade parâmetros para orientar a retomada das atividades de forma adequada e segura. Os protocolos formulados pelo Sebrae contemplam os 47 setores e segmentos mais impactados pela crise da Covid-19. São atividades que, juntas, representam 75% dos pequenos negócios no Brasil e são responsáveis por 46% dos empregos gerados no País. Os conteúdos disponibilizados apresentam referências de procedimentos em 28 requisitos, contemplando orientações gerais, critérios de saúde, segurança, higiene, relação com fornecedores, colaboradores e clientes.

Como as realidades são distintas nos estados e municípios e os impactos não são homogêneos entre os setores e subsegmentos, os Protocolos são referências a serem utilizados de acordo com a oportunidade e a realidade de cada atividade e em acordo com as regras locais. A ideia é que o próprio empresário possa adotar os procedimentos para a segurança na oferta do produto ou serviço e, por meio de autodeclaração, exibir o Adesivo de Vitrine de Negócio Seguro. Os clientes poderão identificar os estabelecimentos que adotarem protocolos de segurança, conhecer os procedimentos, atestar a implementação e divulgar o estabelecimento nas redes sociais, no contexto do movimento Compre do Pequeno.

Os protocolos, além de respaldados em orientações das maiores autoridades de saúde do mundo, também estão amparados na experiência e conhecimento do Sebrae acumulados ao longo de quase 50 anos de história e relacionamento com os pequenos negócios. Os conteúdos são dinâmicos e serão atualizados ao longo dos próximos meses, com as contribuições de empresários e das entidades setoriais representativas das micro e pequenas empresas. Para compartilhar essas orientações a todo o universo do empreendedorismo no Brasil, os Protocolos estão apresentados em diferentes formatos e serão disseminados em todas as plataformas da instituição.

O Sebrae compreende que apoiar os pequenos negócios no enfrentamento da crise provocada pela pandemia é a forma mais rápida e eficiente de fazer com que a economia do país possa se recuperar. Por suas características, os pequenos negócios representam o segmento que consegue reagir mais rapidamente às crises econômicas, retomando a geração de emprego e renda.

Por Agência Sebrae de Notícias