Parque Beto Carrero pode pagar imposto

21/09/2018

Depois de uma queda de braços de quase um ano com o parque Beto Carrero World, a prefeitura de Penha acabou cedendo e vai baixar o imposto Sobre Serviços (ISS) para as atividades classificadas como “serviços de diversões, lazer, entretenimento e congêneres”.

Projeto encaminhado esta semana para a câmara de Vereadores, de autoria do prefeito Aquiles Costa (MDB), vai baixar a alíquota do tributo de 5% para 3%. A direção do parque Beto Carrero estava presente na apresentação do projeto aos vereadores, na sessão de segunda-feira.

A proposta modifica o código Tributário do município. Hoje, apenas quatro sub-setores dos serviços de diversão pagam uma alíquota de apenas 3%: feiras, exposições e congressos; competições esportivas; produção de shows, bailes e festivais; e desfiles de carnaval e trios elétricos. As demais, pagam 5% de todo o serviço prestado.

Com a proposta, todos as atividades que estejam classificadas como “serviços de diversões, lazer, entretenimento e congêneres” passam a pagar apenas 3%, uma das reivindicações do parque Beto Carrero quando chegou ao fim, no ano passado, o arrego de não precisar pagar ISS e outros impostos municipais.

O vereador Maurício Brockveld (PROS) não tem dúvidas de quem sairá ganhando com o projeto. “Pra mim o maior beneficiado disso tudo é o próprio Beto Carrero. Já foi 25 anos pelo imposto do ISS e do IPTU. Agora, novamente, o município de Penha tá beneficiando o Beto Carrero”, diz.

Ele não é contra a proposta. “Esse projeto é excelente, vai fomentar a economia no município de Penha, vai trazer novas empresas para o município de penha, porque contempla várias segmentos”, pondera.

Mas o que o vereador Maurício acha é que o Beto Carrero deveria dar uma contrapartida à cidade. “Fazendo uma praça temática, ajudando na construção de alguma creche, fazendo um calçadão bonito e que comece a divulgar o nome de Penha nas propagandas fora e dentro do Brasil, pois eles colocam que é próximo Balneário Camboriú”, reclama.

Distrito turístico
De acordo com Arnaldo Dias, secretário de Turismo de Penha, a redução da alíquota do ISS é uma das ações da prefeitura para a criação de um distrito turístico no município.

De acordo com a justificativa do projeto, um dos objetivos é fomentar a implantação de um Distrito Turístico no município, atraindo investidores do setor para Penha. Representantes do Parque Beto Carrero World se fizeram presentes, acompanhado os trabalhos da reunião ordinária.

A diminuição do imposto é um dos atrativos que a cidade oferecia para trazer mais parques temáticos e outros empreendimentos do setor de diversão.

Segundo ele, a ideia é criar áreas específicas pela cidade. Entre elas a própria rodovia Transbeto, onde o parque Beto Carrero já está instalado, e às margens da BR 101.

O secretário revela que já há empreendimentos interessados em vir para a cidade, entre eles um parque aquático. Mas diz que há um acordo de confidencialidade com essas grandes empresas e que, por isso, não pode dar detalhes.

Em nota, a direção do parque Beto Carrero ressaltou que o projeto vai beneficiar todo o trade turístico e outros setores da economia da região.

Fonte: Diarinho