CHAMADA PÚBLICA: CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL EM AUXILIAR DE ESCRITÓRIO PARA ATUAÇÃO EM ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS

26/01/2023

CHAMADA PÚBLICA SINDICATO DOS CONTABILISTAS DE ITAJAÍ E REGIÃO, CÂMPUS GASPAR E CÂMPUS ITAJAÍ DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

1. Objeto

Esta chamada pública está vinculada ao Termo de Cooperação nº 81/2022/AT-GAB, firmado entre o Sindicato dos Contabilistas de Itajaí e Região (SINDICONT) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Gaspar e Câmpus Itajaí para oferta de uma turma do CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL EM AUXILIAR DE ESCRITÓRIO PARA ATUAÇÃO EM ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS, com carga-horária de 180 horas.

2. Do curso

O curso será oferecido na modalidade de Ensino a Distância, com atividades presenciais, síncronas e assíncronas e estágio supervisionado não obrigatório, nas dependências do IFSC/Câmpus Itajaí, com carga horária total de 180 horas distribuídas em dois blocos.

O primeiro bloco possui carga horária de 120 horas, sendo 104 horas a distância e 16 horas presenciais. A carga horária é distribuída ao longo de 10 semanas resultando em 12 horas semanais. Neste bloco serão oferecidas as seguintes Unidades Curriculares: Introdução à Matemática Financeira aplicada à contabilidade e Contabilidade e Finanças.

O segundo bloco possui carga horária de 60 horas, sendo 16 horas a distância e 44 horas presenciais. A carga horária é distribuída ao longo de 7 meses resultando em um encontro semanal de 2 horas. As disciplinas que serão ofertadas neste bloco são: Informática aplicada à área contábil e Relação interpessoal, trabalho em equipe e comunicação no mundo do trabalho.

As aulas presenciais e síncronas acontecerão sempre às segundas-feiras, das 18h30min às 22h30min, no IFSC Itajaí,

2.1 Dos objetivos do curso

O curso tem como objetivo qualificar profissionais com ensino médio completo para atuação como auxiliares de escritório em escritórios de contabilidade, buscando ambientar esses profissionais com as demandas específicas desses espaços de trabalho, rotinas de trabalho a eles concernentes, linguagem usualmente utilizada nas interações e relações interpessoais que neles se configuram, tendo em vista a especificidade das atividades realizadas nessa área de trabalho.

O curso também busca promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

2.2 Do pré-requisito para ingresso no curso

Para ingressar no curso, é necessário que o candidato possua o ensino médio completo.

2.3 Da certificação

A certificação do curso ocorrerá mediante a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), bem como a aquisição das competências propostas no curso, conforme indicado nas respectivas Unidades Curriculares e no projeto pedagógico do curso.

2.4 Das inscrições

Antes de efetuar a inscrição, é obrigatório conhecer integralmente o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

Para concorrer às vagas ofertadas neste edital, o candidato deverá obrigatoriamente: realizar a inscrição exclusivamente via internet por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível em https://limesurvey.ifsc.edu.br/index.php/935599?lang=pt-BR no período entre 18/01/2023 a partir das 14h até o dia 12/02/2023 até às 23h59.

Para realizar a inscrição, é preciso encaminhar através do formulário de inscrição:

● Carteira de Identidade ou Documento Nacional de Identidade (DNI) – FRENTE E VERSO;

○ O documento exigido no item acima pode ser substituído por outro documento oficial de identificação com foto, desde que contenha o número do RG e a data de nascimento.

○ O candidato estrangeiro, em substituição a Carteira de Identidade, deverá apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), ou ainda o Passaporte com visto de estudante, ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil.

● Comprovar o pré-requisito exigido pelo curso (ensino médio completo);

○ No caso da escolaridade, o candidato poderá apresentar como comprovante outro nível de escolaridade, superior ao exigido, se for o caso, ou apresentar uma autodeclaração de escolaridade preenchida – modelo disponível no link https://www.ifsc.edu.br/orientacoespara-matricula#modelos-gerais-documentos;

○ O candidato que concluiu seus estudos no exterior, exceto países integrantes do Mercosul, além dos itens anteriores, deverá inserir cópia do documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil.

● Comprovante de vacinação contra a rubéola, para o sexo feminino até 40 anos (Lei Estadual Nº 10.196/1996). A comprovação deverá ser por meio da carteira de vacinação ou atestado emitido pela unidade de saúde;

● O candidato que for menor de idade deverá apresentar “Declaração para Matrícula de Menores de Idade”, se for o caso, preenchida - modelo disponível na página https:// www.ifsc.edu.br/orientacoes-para-matricula#modelos-gerais-documentos;

● Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar para os candidatos brasileiros, natos ou naturalizados, do sexo masculino. A obrigação para com o Serviço Militar, em tempo de paz, começa no dia 1 de janeiro do ano em que o cidadão completar 18 (dezoito) anos de idade e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos (Lei n° 4.375, de 17 de agosto de 1964, apresenta em seu Art. 74);

● Título de eleitor (para candidatos brasileiros, natos ou naturalizados maiores de 18 anos).

Quaisquer dúvidas em relação à confirmação da matrícula deverão ser encaminhadas diretamente ao câmpus do IFSC pelo e-mail registro.itajai@listas.ifsc.edu.br.

O IFSC e o SINDICONT não se responsabilizarão por qualquer tipo de problema no envio dos documentos faltantes de inscrição/matrícula.

2.5 Das vagas

Essa oferta de curso compreende 40 vagas, as quais serão preenchidas por ordem de inscrição. As matrículas serão realizadas automaticamente até o preenchimento do total de vagas.

É obrigatória a presença na primeira aula que acontecerá em 27/02/2023, presencialmente das 19h às 22h no IFSC - Câmpus Itajaí. O não comparecimento sem justificativa na primeira aula implicará no cancelamento imediato da matrícula.

Caso o número de inscritos seja maior do que o número de vagas, será composta uma lista de espera para novas vagas.

2.6 Dos resultados

A relação dos inscritos, matriculados e lista de espera será divulgada no dia 14/02/2023 até o meio dia nos sites do IFSC Câmpus Itajaí e SINDICONT nos seguintes endereços:

● IFSC Câmpus Itajaí: http://www.itajai.ifsc.edu.br

● SINDICONT: http://www.sindicontitajai.org.br

O prazo para confirmação da realização da matrícula e solicitação de documentos faltantes por parte do câmpus do IFSC aos candidatos, se for o caso, é de até 5 (cinco) dias úteis após a divulgação dos resultados. O candidato nessa condição permanecerá com sua matrícula condicional até sanar a pendência, assumindo o compromisso de encaminhar os documentos faltantes dentro do prazo determinado pelo câmpus do IFSC. Após o término do prazo, caso a pendência não seja sanada, perderá o direito à vaga

3. Cronograma da Chamada Pública

4. Das disposições gerais e finais

Se a qualquer tempo for constatado por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico ou por investigação policial que o candidato omitiu informações e/ou as tornou inverídicas, fraudou e/ou falsificou documentos, será eliminado do processo seletivo.

É de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar a publicação e a divulgação na imprensa e nos sites indicados no item 2.6 todos os documentos referentes ao processo de ingresso.

A inscrição do candidato implica a tácita aceitação pelo mesmo das condições estabelecidas neste edital, nos comunicados oficiais, ou em outros documentos que vierem a ser publicados, como também das decisões que possam ser tomadas pelo IFSC e SINDICONT, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

Todos os horários estabelecidos neste edital referem-se ao horário oficial de Brasília.

O IFSC e SINDICONT divulgarão, sempre que necessário, adendos, normas complementares, avisos oficiais e retificações no edital, sendo de responsabilidade do candidato o acompanhamento de tais divulgações até o término do processo.

Os casos omissos serão resolvidos pelo IFSC E SINDICONT.

Itajaí/SC, 18 de janeiro de 2023

Sindicato dos Contabilistas de Itajaí e Região e Instituto Federal de Santa Catarina