STF consolida cobrança retroativa de tributos após 'quebra' da coisa julgada: o que você precisa saber

08/04/2024

Em sessão realizada em 4 de abril de 2024, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, por maioria de 7 a 4, a decisão que autoriza a cobrança retroativa de tributos não pagos no passado em decorrência de decisões judiciais definitivas, mesmo após a "quebra da coisa julgada".

Resumo do caso:

• Em fevereiro de 2023, o STF decidiu que decisões que autorizaram contribuintes a não pagar tributos perdem efeito se a Corte se pronunciar, posteriormente, em sentido contrário.
  • Diversos recursos foram apresentados contra essa decisão, buscando limitar seus efeitos e impedir a cobrança retroativa de valores não pagos no passado.

Resultado do julgamento:

• A maioria dos ministros do STF (7 votos) decidiu manter a decisão original, permitindo a cobrança retroativa dos tributos.
  • Os ministros que votaram a favor da cobrança retroativa argumentaram que:
    • A decisão do STF de 2023 visa garantir a isonomia entre os contribuintes e a correta aplicação da lei tributária.
    • A segurança jurídica não pode ser utilizada para perpetuar decisões que contrariam a legislação tributária.
  • Os ministros que votaram contra a cobrança retroativa argumentaram que:
    • A decisão viola o princípio da segurança jurídica e da coisa julgada, gerando insegurança para os contribuintes.
    • A cobrança retroativa pode ter um impacto negativo na economia, pois as empresas podem ter dificuldades em arcar com os valores devidos.

Impactos da decisão:

• A decisão do STF terá um impacto significativo nas empresas e contribuintes que se beneficiaram de decisões judiciais definitivas para reduzir o pagamento de tributos.
  • As empresas que não pagaram os tributos no passado podem ser cobradas retroativamente, com juros e correção monetária.
  • A decisão também pode gerar insegurança jurídica e desestimular investimentos.

Outras informações:

• Para mais informações sobre o julgamento, acesse o site do STF: https://portal.stf.jus.br/.
  • Para saber como a decisão pode afetar você, consulte um advogado especializado em direito tributário.

Observações:

• A decisão do STF é definitiva e não cabe mais recurso.
  • A cobrança retroativa de tributos pode ser contestada na Justiça, mas o sucesso das ações é incerto.

Recomendações:

• As empresas e contribuintes que se beneficiaram de decisões judiciais definitivas para reduzir o pagamento de tributos devem buscar orientação jurídica especializada para avaliar os riscos e as opções disponíveis.
  • É importante manter-se atualizado sobre as mudanças na legislação tributária para evitar problemas com a Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil

Link: https://www.jornalcontabil.com.br/noticia/81531/novo-titulo-stf-consolida-cobranca-retroativa-de-tributos-apos-quebra-da-coisa-julgada-o-que-voce-precisa-saber