MEI: veja as novas regras de segurança para formalização

01/06/2022
Governo vai exigir nível prata ou ouro no portal Gov.br

O governo federal mudou as regras para quem quer se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) ou já tem um CNPJ. O empreendedor, agora, precisa se enquadrar em uma categoria prata ou ouro, dentro de uma conta Gov.br, que seria uma confirmação da sua identidade, para garantir que a empresa está regulamentada.

","format":"html"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Segundo o Sebrae, somente com esse tipo de conta será possível realizar os serviços de formalização, alteração cadastral e baixa.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

No Brasil, há mais de 13,8 milhões de donos de pequenos negócios personalizados como MEIs. Hoje, o Estado do Rio de Janeiro conta com 1,1 milhão.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

“Essa medida foi criada pelo governo para aumentar a segurança do Microempreendedor Individual. Antigamente, muitas empresas cobravam por um serviço gratuito e isso poderia gerar fraudes. Com a nova proposta, o próprio MEI assume o controle sobre os seus dados e CNPJ sem necessidade de terceiros”, explica o analista do Sebrae Rio, Eduardo de Castro.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

O que são níveis prata e bronze?

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

A conta Gov.br é uma identificação que comprova em meios digitais quem está usando o sistema ou serviço. Ela é gratuita e está disponível. Tem três níveis de segurança:

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Bronze, para acessar serviços digitais menos sensíveis.Prata, para acessar muitos serviços digitais.Ouro para qualquer serviço digital, sem restrição de acesso.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

As contas cadastradas exclusivamente com informações do CPF ou do INSS são consideradas de nível bronze. O cadastro feito presencialmente nas unidades do INSS ou do Denatran.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Já as contas validadas por biometria facial da carteira de motorista (CNH), dados bancários (internet banking ou banco credenciado) ou cadastro Sigepe (servidores públicos) passam a ter nível prata de segurança.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

As contas validadas pela biometria facial da Justiça Eleitoral ou por certificado digital compatível com ICP-Brasil passam a ter nível ouro de segurança.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Como fazer para aumentar o nível de segurança da conta?

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

O usuário que tem uma conta bronze pode aumentar o nível de segurança de sua conta fazendo as validações que conferem os níveis superiores.

Formalização

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

A formalização do MEI garante de benefícios fiscais até acesso a crédito diferenciado e garantias previdenciárias, trazer sua empresa para a formalidade pode ser um fator-chave para crescer e abrir mercado, além de negociar melhores contratos com seus fornecedores.

"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Para ser um Microempreendedor Individual, é necessário faturar até R$ 81 mil reais por ano, ou seja, em média R$ 6.750 por mês, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter, no máximo, um empregado contratado que receba um salário mínimo (R$ 1.212) ou o piso da categoria. O MEI é enquadrado no Simples Nacional e isento dos seguintes tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

"}},{"type":"text","data":{"text":"

Autor(a): Fernando Olivan

","format":"html"}},{"type":"text","data":{"format":"html","text":"

Fonte: Fenacon